Confira 5 livros que todo advogado (e estudante de direito), na minha opinião, deveria ler para alcançar os sonhos na carreira.
Queridos, hoje vou contar alguns segredos, OURO mesmo que utilizei na minha trajetória até aqui.
Quem me conhece sabe que a caminhada foi dura, mas valeu a pena! De fato, a mudança da água para o vinho veio através de muito esforço e educação.
Não sei vocês, mas eu era daqueles que quando tentava ler um livro, dormia na segunda página.
Felizmente consegui mudar o HÁBITO e tudo se transformou para melhor.
Como todos sabem, estudar para concurso exige esforço, dedicação e desempenho. Como estava há muito tempo sem estudar, tinha receio de “perder tempo estudando” e não obter o resultado rapidamente. Afinal, somos humanos e queremos o resultado com o mínimo de esforço, não é mesmo?
Para otimizar o resultado, resolvi fazer o curso de memorização e leitura dinâmica do Prof. Renato Alves. Lá vai a primeira dica: “O cérebro com foco e disciplina”. Renato nos ensina a entender melhor a mente e reeducá-la para o resultado desejado com maior agilidade.
Como dizia o nosso modelo e guia JESUS “diga-me com quem andas que te direi quem és” busquei reavaliar o meu grupo de amigos e pessoas próximas para alcançar o resultado desejado. Fiz parte de um grupo de MasterMind (mente mestra) de pessoas com propósitos parecidos (espelhamento), ou que já haviam alcançado o objetivo, e lá vai a segunda dica “como fazer amigos e influenciar pessoas” do brilhante Dale Carnegie.
Amigos, devo confessar que paciência não é o meu forte, mas mesmo assim procurei com mansidão cuidar de minha saúde mental (emoções), espiritual e solicitar a contribuição das pessoas próximas para auxiliar na nova rotina.
E lá vai a terceira dica “O poder da Persuasão” do professor de Psicologia e Marketing do Estado do Arizona Robert Cialdini.
Durante a vida profissional, fui designado para cargos de liderança muito jovem. Sem preparo no trato com pessoas, acabei indo pelo caminho mais difícil. A falta de experiência somada com a estupidez de liderar através de técnicas comprovadamente fracassadas, tais como IMPOSITIVA e ARROGÂNCIA só me fizeram recuar a posições de pouco destaque.
Ao ser dispensado pela empresa, fui procurar alternativas para qualificação, e descobri uma JÓIA “O monge e o executivo” obra brilhante que nos ensina que um bom líder deve saber mediar conflitos, saber escutar e respeitar as diversas opiniões, se posicionar e respeitar a individualidade de cada um.
A quinta dica de hoje é a cereja do bolo, se prepare para uma verdadeira arma secreta. É o livro do meu ídolo Tony Robbins, trata-se de um conhecimento precioso para alcançar o resultado através da programação neurolinguística (PNL) “Desperte o gigante anterior” e uma dica bônus do mesmo autor “Poder sem limites”.
Você deve estar se perguntando (emoji)
O Mello deve estar louco (emoji)
Por que indicar esses livros para advogados e/ou estudantes de direito?
A resposta é simples, para se tornar um advogado ou mais recentemente um juiz lego é necessário amadurecer pessoal e profissionalmente.
É indispensável agilidade, velocidade de leitura com assimilação, educação, experiência de vida, liderança refinada, empatia pela parte, imparcialidade e capacidade de persuasão.
Agora, convido você a reler o texto e, principalmente, ler as obras para transformar a vida rapidamente.
Por Tiago C O de Mello